Friedrich Guggenberger e o U-513


Friedrich Guggenberger nasceu em 06/03/1915, em Munique e faleceu em 13/05/1988, em Erlenbach, no Main, Alemanha.

Condecorações

Pela Alemanha:

- Cruz de ferro de 2. classe, 1940 (1 ponto);
- Cruz de ferro de 1. classe, 1940 (3 pontos);
- Badge (“Abzeichen”)¹ de Combate U-Boot, 1940;
- Cruz de Cavaleiro, 1941 ( 40 pontos);
- Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho, 1943 ( 60 pontos).

Pela Itália:

- Medalha de Bravura em Prata – 1942
- Medalha de Bravura em Bronze - 1943

HMS Ark Royal
Iniciou sua carreira nos submarinos em outubro de 1939 com o treinamento de praxe. Seu primeiro U-Boot² (U-Boot, em alemão e U-Boat, em inglês) foi o U-28, sob o comando do ganhador da Cruz de Cavaleiro, Günther Kuhnke. Durante o outono de 1940 Guggenberger assumiu o U-28 e o comandou alguns meses em uma flotilha de treinamento.

HMS Ark Royal depois do ataque
Em abril de 1941, assumiu o U-81. Após três patrulhas no atlântico em que afundou dois navios, e elevado ao posto de Kapitänleutnant (Kptlt.)³, levou o barco para o Mediterrâneo em novembro.

 Em 13 de novembro, logo após cruzar o estreito de Gibraltar, ele torpedeou o porta-aviões britânico HMS Ark Royal (22.600 tons), que afundou no dia seguinte. Após seis incursões no Mediterrâneo, Guggenberger deixou o barco no início de 1943 e por três meses foi membro do Gabinete do Almirante Dönitz.

Guggenberger (3.) condecorado por Hitler
Em maio de 1943 assumiu, aos 28 anos, o comando do U-513, um barco tipo IXC chamado de oceânico, pois tinha uma autonomia de 25.000  Km, o suficiente para cruzar o atlântico desde sua base na França até a costa  brasileira, realizar ataques e retornar.

Com 77 metros de comprimento, largura  de 6,75 metros e 1.232 toneladas, seu armamento era constituído de um canhão de  105mm que usava para afundar navios, um canhão antiaéreo de 37mm, outro de 20mm  e 22 torpedos de 533mm, que eram lançados de 4 tubos na proa e 2 na popa,  capazes de atingir alvos a 5.000 metros de distância. A velocidade era de 18,3  nós na superfície e 7,3 nós submerso, e sua tripulação de 54 homens.

U-Boot IX-C
Durante seu ataque à costa brasileira,  entre 21 de junho e 19 de julho de 1943 o U-513 fez as  seguintes vítimas:

- SS Venezia e SS Eagle (danificado, mas não afundou)  no litoral do Rio de Janeiro.
- SS Tutóia (próximo de São Vicente);
- SS  Elihu B. Washburne (próximo a São   Sebastião) no litoral de São Paulo.
-  SS Richard Caswell no litoral de Laguna, Santa Catarina.

O comando das  forças aliadas, sabendo da existência desse U-Boot em nossas águas e que seu  destino era atacar navios no extremo Sul do país, deslocou especialmente para a  base de Florianópolis uma Ala (parte de um esquadrão) de hidroaviões PBM-3D  Martin Mariner e o cruzador americano USS Barnegat para apoio e caça a esse  submarino.

No dia 19 de julho de 43, após interceptar uma transmissão de  rádio do submarino, que falava com o comando na França, ele foi localizado e  atacado pelo Martin Mariner prefixo 74P-5, do comandante Roy S. Whitcomb, que já  havia atacado e afundado outro U-Boat no nordeste. O submarino estava a 92 quilômetros a leste do litoral de Santa Catarina, na latitude: 27º 17' S.e longitude: 47º 32' W.

Esse avião, chamado  pela tripulação de 9 homens de Nickle Boat, desfechou o ataque  utilizando duas cargas de profundidade, que explodiram sobre o submarino e o  fizeram afundar rapidamente.

Da tripulação original do U-513, 47 homens  morreram e 7 foram resgatados no dia seguinte pelo cruzador USS Barnegat,  inclusive seu comandante, gravemente ferido, levado para os EUA como um troféu,  pois era um dos ases da marinha alemã.

Após uma operação e um longo tempo em um hospital, ele foi transferido para o campo de prisioneiros de guerra (POW) Papago Park, próximo a Phoenix, Arizona em janeiro de 1944. Este campo foi palco de uma das mais espetaculares fugas de prisioneiros nos EUA. Em 23 de dezembro de 1944, Guggenberger e outros 24 homens dos U-boot, incluindo os ganhadores da Cruz de Cavaleiro Kptlt. Hans Werner Kraus e Kptlt. August Maus, escaparam do campo. Guggenberger e o comandante do U-595, Kptlt. Jürgen Quaet-Faslem, foram recapturados em 6 de Janeiro de 1945 cerca de 4 milhas da fronteira mexicana.

Guggenberger foi libertado pelos aliados em agosto de 1946.

Após a guerra tornou-se arquiteto, antes de reengajar na marinha alemã, agora conhecida como Bundesmarine, em 1956.

Graduou-se no Colégio Naval de Guerra em Newport (EUA).

Em 31 de outubro de 1968 foi promovido a Konteradmiral (“Contra-Almirante” – duas estrelas - o terceiro maior posto na hierarquia da marinha alemã) e passou 4 anos como Delegado Chefe de Gabinete no Comando da OTAN AFNORTH.

Em outubro de 1972, ele se aposentou.

Em 13 de maio de 1988 saiu para dar um passeio pela floresta e nunca mais voltou.Seu corpo foi encontrado dois anos depois.

Foi encontrado o submarino U-513.
Família Schürmann encontra submarino alemão U-513.
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¹ Os “Abzeichen” não eram, via de regra, uma condecoração dada por bravura. Eles se prestavam para demonstrar as qualificações técnicas e/ou experiência em combate de um soldado.

² U-Boot (Unterseeboot – literalmente, em alemão, barco debaixo-de-água), o nome dos submarinos alemães: U- seguido de um número.

³Kapitänleutnant - equivalente ao posto de Capitão, o terceiro maior na hierarquia do oficialato.